segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Algumas descobertas em Dublin


Como eu não poderia comer Fish&Chips durante toda a minha estadia por aqui, resolvi provar uns restaurantes de outras nacionalidades e me surpreendi com a qualidade deles. Dublin pode não ter tradição culinária própria, mas há excelentes restaurantes escondidinhos pela cidade.

O primeiro foi um Italiano, bem pequeninho lá na Old city, que eu parei quando fui passear pela parte mais "Medieval" de Dublin.

Outro foi um Espanhol, bar de tapas, que são porções pequenas e baratinhas que você vai degustando enquanto bebe um bom vinho (Ou uma bela sangria).

Vale citar a sorveteria Gino's, italiana que tem um sorvete saborosíssimo e vive lotada nessa época do ano.




"Penne alla rabiata", do Italiano "Café Vergnano", na Old city (Bairro The Temple Bar).



O café Vergnano, onde eu comi o penne muito bem feito, fica numa rua sem fluxo de carros, o que deixa o ambiente mais agradável.

Um dos ambientes do café Vergnano



Imagino que nos dias de frio seja bem gostoso sentar-se dentro do café Vergnano, mas no calor eram as mesas da calçada que estavam disputadas.

The Port House, o restaurante espanhol: o cardápio é circulado com as escolhas das porções.


Uma de nossas porções: Aspargos acompanhando molho ácido

Nada superou essa lula do "The Port House", segundo garçom, é o prato mais pedido por lá. Uma delícia.

Para acompanhar as "tapas" no restaurante espanhol, tinha que ser a sangria de vinho tinto com frutas.

A sorveteria "sucesso" no verão de Dublin.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Irlanda - Só tem Fish & Chips?

Como Dublin não tem muita tradição culinária (comparado às cozinhas famosas como a Italiana e a Francesa) fica meio estereotipado que, por aqui, encontraremos a comida típica da Inglaterra, por causa da proximidade dos 2 países e isso não estimula muito o interesse culinário dos turistas....  Então não é comum encontrar aquele tipo de turista que procurará pela melhor sopa de cebolas em Paris e nem aquele ávido por um "Spaguetti alla Pescatore" em Veneza. Aqui o que o turista vai ver muito é o famoso Fish & Chips. Confesso que não tinha nenhuma intenção de comer esse prato que é basicamente: peixe e batata, fritos. Mas ao descer na estação de Howth, uma vila de pescadores considerada subúrbio de Dublin, eu logo notei que quase todo mundo carregava uma sacolinha de um mesmo restaurante de lá: o Beshoff Bros, que anunciava-se humildemente como o " número 1 para Fish & Chips frescos". Andei mais um pouquinho e passei na frente da loja do tal Beshoff. Em frente do pequeno estabelecimento, fundado em 1939, havia uma grande fila de pessoas que ocupava parte da calçada. O sistema era tipo um "Fast-Food", você pagava e ficava ali de pé, esperando seu "combo", para então ir saborear em qualquer outro lugar, porque no restaurante não tem lugar pra sentar.... Aí eu notei que os clientes iam pra um parque, logo ali em frente, e espalhavam-se por um gramado.

Uhm... olhei as pessoas se lambuzando naquela caixinha e continuei minha empreitada turística, pensando em comer, talvez, uma sopa de frutos do mar mais tarde.

Mas durante a caminhada pelas lindas paisagens Irlandesas, fiquei com fome. E a única coisa que eu queria era exatamente aquele peixe frito do Beshoff. Me despi dos preconceitos, combinei com meu fígado que ele trabalharia um pouco mais para digerir toda aquela gordura e mergulhei naquilo que chamei de "Mc. Donalds Irlandês".

Ah que delícia, não me arrependi. E imediatamente parei de chamar o Beshoff de "Mc Donalds Irlandês". Depois de demorar uns minutinhos e atrasar um pouco a fila atrás de mim, resolvi optar pelo Haddock do Atlântico Norte (um primo mais humilde do bacalhau), sempre fresco por aqui... embora tenha ficado bem balançada a pedir o defumado. Eles também tinham opções, um pouco mais caras, como o bacalhau fresco. Paguei sete euros por esse "almoço".

Bem, é isso. Super indico esse lugar pra provar o famoso Fish&Chips. As batatas e o peixe, apesar de fritos, são sequinhos. E se você não exagerar no molho tártaro, a refeição não passa de 600 calorias. Todo peixe da Beshoff vem da Pesca sustentável, o que é muito legal também. 

A caixinha do meu combo de Haddock fresco


O peixe e as batatinhas bem sequinhos. Ali em cima o molho tártaro.



Depois de comer, deitei no gramado, e fiquei tentando fotografar as gaivotas. Nessa foto dei sorte: Você pode contar 4!


As lindas paisagens de Howth



Ar puro e gelado de Howth. Os Haddocks, primos humildes do bacalhau, nadam livremente nessas águas geladas, imagino.



Uma coisa dá pra garantir: se comer o combo antes do passeio é possível queimar todas as calorias e mais um pouco nos morros de Howth.


Como não poderia faltar aqui na Irlanda, o músico tocando na rua.


Vista do Porto de Howth

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Maria Amora na Irlanda


Salve salve meus amigos queridos!

Atendendo a pedidos e por interesse próprio, vou reativar os posts temporariamente enquanto faço um “mini-mochilão” por uma parte da europa.

Quando digo “Interesse próprio”, me refiro às várias vantagens de carregar um blog, por exemplo
   1)   Organizar e deixar registrado os pontos principais da minha viagem
   2)   Estudar e me informar sobre os bons lugares indicados para comer
   3)   Me manter em contato com meus amigos, dividindo um pouquinho do meu dia-a-dia.

Neste exato momento estou em Dublin, na Irlanda... E, dada à diversidade de cervejas por aqui, dá até vontade de mudar de área e virar degustadora profissional. Na minha primeira noite minha amiga, moradora de Dublin há 2 anos e meio e agora minha hospedeira, resolveu me mostrar todos os pubs da cidade de uma vez!  Agradeço que paramos no terceiro dos cerca de 600 existentes na cidade, porque em cada um deles experimentei um “pint” (500 mls) de cerveja diferente... Depois de quase 2 Lts de cerveja, que desceram muito bem por causa do calor de verão que faz por aqui, posso dizer que conheci adequadamente os verdadeiros pubs. E me empolguei com o som, tipicamente irlândes, que por aqui pode ser ouvido em todos os cantos, principalmente dentro dos pubs.

Bem, essa excursão da primeira noite atrasou um pouco o início dos meus posts! A idéia é pesquisar um pouco as comidinhas consumidas por aqui. Na noite da excursão dos pubs, o tortilla recheada de queijo e lotada de guaca-mole, que está mais pra México, me pareceu um “manjar dos Deuses”...

Seguem algumas fotos... Um beijo da Maria Amora.


 Dá-lhe meio Litro de cerveja no Pub #1


Dá-lhe mais meio Litro de cerveja no Pub #2 (Essa tem um sabor bem interessante, mas muito doce pro meu gosto)


Infelizmente me distraí a partir do pub #3 e me esqueci de tirar fotos das cervejas diferentes que experimentei. Juro que da próxima vez tentarei ser um pouco mais profissional ;)


Esse é um dos pubs mais tradicionais, o "The Temple Bar", no bairro de mesmo nome... que concentra os pubs. A foto parece que foi de dia, mas não! No verão só fica escuro a partir das 23:00... Maravilha, não?

Um pedacinho do som predominante por aqui...


As melhores tortillas irlandesas do mundo! (Pelo menos praquele momento)




Agora um fato interessante. Veja o que aconteceu com esses jovens rapazes que, diferentes de minha amiga e eu, não pararam no terceiro pub.... O Ministério da Saúde adverte: Beber pode ser muito perigoso!